Ortodontia

APARELHOS REMOVÍVEIS.
APARELHOS FIXOS METÁLICOS OU ESTÉTICOS.
Algumas curiosidades sobre ortodontia:
1- Não é correto pensar que para se fazer um tratamento ortodôntico é necessário estar com todos os dentes permanentes presentes na boca, existem algumas situações como por exemplo: mordida cruzada, falta de espaço para os dentes, que devem ser corrigidas o quanto antes mesmo que a criança esteja ainda com os dentes decíduos
2- Também não é correto pensar que exista uma idade limite para se fazer tratamento ortodôntico, que se está “muito velho para usar aparelho”, o reequilíbrio estético e funcional dos dentes será de extrema importância em qualquer idade.
3- A indicação de tratamento ortodôntico não é somente estética, embora esta seja a maior causa de procura por tratamentos, muitas vezes o problema não é somente estético, mas sim funcional, e sua correção vai evitar problemas sérios, como por exemplo, perda de um ou mais dentes por reabsorção óssea ou desgastes dentários.
4- Os hábitos bucais deletérios, por exemplo “chupar o dedo” ou colocar a língua entre os dentes durante a fala, provocam alterações ósseas e dentárias importantes, podendo e devendo ser removidos o quanto antes e isto pode ser feito através de aparelhos ortodônticos específicos.

Ortopedia Funcional dos Maxilares

A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) é uma especialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; Alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular.
O tratamento utiliza aparelhos móveis e pode ser indicado para todas as idades, podendo começar mesmo quando a criança ainda tem dentes de leite,  prevenindo grandes problemas no futuro, o tratamento é indolor.
Estes aparelhos estimulam os neurônios sensoriais da boca, que levam a mensagem até o sistema nervoso central e isto promove a remodelação das estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais, reequilibrando assim todo o sistema mastigatório.
Mordidas cruzadas uni ou bilaterais, crescimento insuficiente da mandíbula ou da maxila, crescimento em excesso da mandíbula (pessoa ¨queixuda¨), respirador bucal, apinhamento de dentes de leite ou na troca de dentição, a falta de espaço para os dentes permanentes são alguns exemplos que podem ser tratados pela Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Lentes de Contato Dental ou Facetas

O QUE É?
Recurso estético muito utilizado atualmente, uma técnica odontológica que consiste em colar uma lâmina na parte da frente dos dentes, corrigindo a forma, o tamanho e a cor dos dentes em um único procedimento.

QUANTO TEMPO DURA?
Tudo vai depender do cuidado e da manutenção geral dada pelo paciente. Consultas regulares ao dentista a cada seis meses e boa higiene oral podem fazer suas facetas durarem muitos anos.

CUSTA CARO?
A sociedade atual é muito dinâmica, as pessoas estão expostas o tempo todoatravés das fotografias, redes sociais, entrevistas de emprego, relacionamento interpessoal, onde a primeira impressão é muito importante. A saúde começa pela bocae nosso sorriso reflete isso, mostra confiança e sucesso. Tudo depende de como queremos ser vistos e onde queremos chegar.